sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Veda, Vedānta e Dharma



Antes o Veda era somente um. Com o passar do tempo Veda Vyāsa (compilador, título atribuído a vários sábios da antiguidade) dividiu-o em quatro partes: Rig, Yajur, Sama e Atharva Veda para facilitar a tradição desse conhecimento. Os Vedas são a forma de literatura mais antiga da Humanidade (mais de 4.000 anos antes da nossa era) e que formam toda a base de pensamento da tradição hindu.


Vedānta é considerado a culminação do Veda, “o maior segredo”. Na parte final de cada um dos Vedas encontram-se as Upaniśads que são denominadas de uma forma geral de Vedānta.

E qual é a importância dessa tradição Védica (ou Vaidica) nos dias de hoje?

As exigências do ser humano parece não ter mudado ao longo da sua existência. Normalmente, elas estão baseadas no dharma. Dharma significa dentre outros significados qualidade, contribuição, dever, valores universais. Originada da raiz dhr que significa sustentar.

Todos nós temos a capacidade de sentir a empatia de perceber as coisas que nos fazem bem assim como aquelas que não são boas para nós, como ser ferido, magoado, etc. Dentro do dharma devemos exercitar a empatia. Nem sempre temos que gostar de certas coisas, mas podemos aceitar atitudes quando estão dentro dos valores universais.

É importante ressaltarmos que o dharma não é absoluto, ou seja, não vale sempre, pode ser questionável. A idéia dos Vedas não é nos enquadrarmos. O objetivo principal é aprender a discriminar, analisar e realizar as nossas escolhas frente as diversas situações que a vida nos apresenta.


Contudo, sabemos exatamente o que é bom para nós, mas muitas vezes o desejo nos coloca em uma outra condição. Assim, passamos a viver uma vida de conflitos entre os nossos gostos (rāga) e aversões (dvesa).


Ao cultivarmos o dharma podemos perceber que a médio e a longo prazo isso será valioso para nós, pois estaremos em harmonia (yukta) com o que pensamos e realizamos. Devido ao dharma não ser absoluto estaremos sempre questionando as coisas. O maior dharma (objetivo) de uma pessoa é o auto-conhecimento. O que sustenta uma pessoa é aquilo que ela é (Ātma) e a forma como ela age!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO SUJEITOS À APROVAÇÃO ANTES DE SUA PUBLICAÇÃO.

Comentários ofensivos, preconceituosos ou descontextualizados não serão publicados.